terça-feira, 26 de outubro de 2010

Reflexões no Corredor da Morte - FC

Não achei em nenhum livro a receita da paz.
Partido político, religião ou esporte, sempre um álibi pra morte.
Se no teu bolso tem 1 real e no meu bolso não tiver nada, você é melhor do que eu.
Foda-se talento, inteligência, caráter.
O numero 1 é o de Ferrari Maranello que dá colar de água marinha para as suas vacas.
Não sou materialista, mas também não sou cachorro que quer só um saco de ração pra encher a barriga.
Não vou sorrir porque sem motivo o sorriso seria falso, não vou chorar porque eu nem tenho lágrima pra tanta desgraça.
Falsidade, mentira, não escala o penhasco da vida.
Obrigado senhor pela serenidade de enxergar o abismo, não deixar o cofre corromper meu coração.
Parabéns ,Homem, pela sua tecnologia, satélite, computador e reconstrução de vitima em cirurgia plástica, por sua inteligência pra desenvolver paredes de vidros à prova de bala e terminar confinado num abrigo antinuclear urbano.
Ai ladrão, no campo tem 2 personagens em cena: a bola e o jogador, um nasceu pra chutar e o outro pra ser chutado. Só depende de você o papel que você quer protagonizar no filme de terror.
Nem Steven Spielberg, Hitchcock, conseguiriam ser tão fiéis a cena de ódio, falta de compaixão, lucro a qualquer preço.Assistimos a nossa guerra. Compra uma pá e cava a sua trincheira. aqui não tem lista de Schindler com seu nome.
Não existe salvação no campo de extermínio.

Sucesso.

Essa porra aí de assimilar sucesso pessoal com ganhar dinheiro, ao meu ver, é equivocada.
A sociedade já não aceita mais o sucesso próprio, o que te faz intimamente feliz e orgulhoso. Você tem que mostrar. Você tem que comprar. De que adianta ser feliz com o seu trabalho se você não mora em uma casa com piscina, sauna e 4 quartos ? Um carro zero km ? Hoje, NADA. Pior do que esse senso comum é a aceitação pelas pessoas dessa regra social imposta, ninguém se sente feliz. Todos querem mais, todos querem ostentar mais.
Outro dia fiquei curioso com o fato de a grande mídia não divulgar certos 'tipos' de sucesso pessoal. Por que não divulgam o sucesso que, por exemplo, o Facção Central faz nas favelas ? Apenas os funks com letras banais têm êxito por lá ?
O preço do estrelato midiático é, em alguns casos, a alienação. Ela precisa desse exército de alienados, que busca a fama a qualquer custo, para alienar mais e mais pessoas mantendo a sua influência. É um ciclo vicioso. Um ciclo sem fim.
Se o jogo é esse, eu te dou o meu principal exemplo para a felicidade aliada ao dinheiro e a atividades sociais. Torben Grael. Eleito melhor velejador do mundo em 2009, medalhista olímpico, duas regatas volta ao mundo e um currículo de páginas e mais páginas. Conquistou o sucesso aliado ao capital e montou um dos principais projetos sociais do Brasil, o 'Projeto Grael'. Este ensina crianças carentes a prática desportiva e além disso ensina a produzir o material que eles mesmos usam, formando grandes cidadãos.
Procure o seu bem-estar. A felicidade não está aí para ser faceada, está para ser sentida. O bem ao próximo é um bem para si.



sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Desabafo; Apenas tentar.

Já se deparou com sua imagem no espelho e mesmo não sabendo o que era, algo estava errado?
Bom, isso aconteceu comigo a poucos dias atrás e não foi nem um pouco agradável, um sentimento de vazio me agoniava de dentro pra fora.
Eu sentia falta de criatividade, sentia vontade de produzir algo de interessante para o mundo; Tenho vontade de fazer algo de útil para alguém, de compor uma música nova, de pintar uma tela, de ter uma idéia inovadora, mas nada.
Não sei se é porque como jovem, sou um pouco egocêntrico e só penso em meus prazeres momentâneos, ou porque realmente sou incapaz de produzir tais coisas..mas que é triste dar de cara com a realidade, é.

[...]

Eu me sinto fortemente ligado à arte;
Acho que isso é bom.

[...]

Porque já não damos tanto valor a arte atualmente?
O que aconteceu para chegarmos a esse ponto? Se você pegar um quadro de Picasso, Miró, Dali e comparar ao cinema, verá que há uma certa diferença de padrões.
Porque aulas de história da arte são opcionais em colégios particulares? E até pouco tempo, Filosofia e Sociologia também eram? Não é interessante se ter um aluno cultural, que pensa?
-Mas é óbvio que não.
Quanto mais o aluno pensar pior, pois é ele que tem o poder nas mãos, certo? É o jovem que pode tirar o burguês ladrão do poder correto? Então por qual motivo incentivarei esse indivíduo a ser diferente, a pensar, a explorar?

[...]

Se destacar hoje em dia é motivo de desprezo, inveja, ou graça.. bom, geralmente é assim quando algo sai do padrão não é?
Enfim, pra não acabar tudo na piada, em que na maioria das vezes é sem graça, pois atinge a nós que somos a maioria, e não a pequena elite rica.. PENSEM, tenham simples perguntas na cabeça: ''isso é realmente o que eu quero pra minha vida?'', ''Daqui a cinco anos, isso terá valido a pena?''.
Com esse pequeno ato você já terá mudado grande parte da sua reação diante do ocorrido.

''Mudando a sua atitude o mundo já é um pouco mudado''
Mahatma Gandhi

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Oi, tudo bem ?

Essa porra aí de 'Oi, tudo bem aí no Brasil ? Tudo !' realmente está ? NÃO ! Não é possível que esteja. Como pode estar tudo certo com um país com tal nível de desigualdade social ? Com a taxa de mortalidade infantil, a de desemprego, analfabetismo, assaltos, morte com bala perdida e etc. e etc. alta ?
Chega de submissão, dos mesmos sangue-sugas no poder, da mesma apatia do povo ! Eu não quero uma escola pública operando em 3 turnos, quero três escolas públicas DE QUALIDADE operando em período integral. Não quero 13º do Bolsa Família, quero emprego para o povo. Não quero escrever sobre coisas banais, não quero leitores como número e sim como críticos. Cansei de ver bundas em reality show na TV, quero informação verídica, de acordo com os fatos, e não distorcida. Não aguento mais saber que 180 milhões votam com consciência e tanta vontade no BBB e 150 jogam seus votos no lixo nas eleições. Dão milhão para um e jogam milhões no lixo. Chega dessa de 'são todos iguais', são porque rotulam ser, por preguiça de pesquisar, encontrar e propagar as idéias de quem é o certo. Não pense em netos e filhos, que eles vão mudar as coisas, pense em você e consequentemente pensará neles. Mas faça, mude e lute, a mudança deve partir de você. Ela é a lei da vida e não status de orkut.
Pare de ler esse texto, vai ler um livro (BOM!), vai ver um documentário. Opinião sem conhecimento é preconceito. Como querem mudar o país vendo o tempo passar pelo twitter ? Só reclamam e nada fazem. Quero ação, reação e conhecimento a todos. O rico tem acesso a educação de qualidade, mas aceso ao conhecimento não depende de dinheiro, depende de vontade. Chega de '''migalha'' e circo', quero 'pão, conhecimento, segurança, saúde e circo'.
Enfim, tá tudo bem? Responde que comigo sim, com o meu país NÃO !
E, f*da-se, ESSA PORRA TÁ ERRADA.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Guerra é Paz

Essa porra aí de depender da Guerra pra boa manutenção do estado. Não só para a economia, esse conceito de "Guerra é Paz"(retirado do livro 1984 de George Orwell) se estende para muito além da política. Começo relembrando épocas anteriores, como as Guerras Napoleônicas, o império de Gengis Khan, a Alemanha Nazista de A. Hitler; nos exemplos citados os povos que viviam nos impérios/países citados estavam contentes. Porque? Como que a guerra trouxe a paz? Simples, aquele inimigo que "come crianças" e estupra mulheres está ameaçando bater na sua família e nos seus amigos; basicamente é isso, você une o povo contra um inimigo comum, "unidos venceremos!". Eliminam-se diferenças sociais, problemas pessoais ou disputas pequenas; estão todos contra o inimigo da pátria! O inimigo comum faz surgir um sentimento nacionalista forte o suficiente para manter o povo unido a favor da pátria, como o Brasil em época de copa do mundo. Além do mais, o povo estará ocupado com a guerra e não trairá sua pátria, ele ficará "manso". Fora isso, a guerra agita a economia, guerra gera lucros em diversos setores variados. Guerra, além de ser paz e lucro, é alienação; é mandar o povo lutar pela elite covarde que só quer seu lucro, não o bem do seu País. Guerra é Paz, Guerra é Lucro, Guerra é o bem maior da Elite e essa porra toda está ERRADA!

Por: Daniel L.

domingo, 17 de outubro de 2010

Cansaço

Me parece vazio o nosso ponto de vista.

Me parece estranho o nosso modo de pensar sobre o mundo.

O pior é que eu sou jovem e em consequência disso, deveria pensar assim também. Como a maioria. Não mais.

Se tudo tem um fim por que começar afinal?

Aprendizado.

Acho que essa é a unica razão que explica a criação.

Mas eu cansei e acho que todos cansaram um pouco também. Só não sabem ainda, não revelam ou não refletem. Vai saber?

Não sei mais qual é o objetivo a se perseguir ou se realmente existe algo a ser alcançado, se não o dinheiro.

O que você quer ser quando crescer?
''Bem sucedido..''
''Ter um bom emprego...''
''Ter o carro do ano...''
Essas opções entre outras acabam no mesmo lugar.

Mas é óbvio que vai ter alguém que vai dizer ''Ser feliz.''

Claro. Todos nós esperamos que sejamos felizes. Mas há como ser feliz no mundo de hoje? há como ser feliz sem dinheiro?
São poucos os casos de pessoas que realmente são felizes na miséria, sem moradia, sem roupas, etc.

Eu não conseguiria viver assim! E você?

Por esse motivo eu estou cansado. Não quero ser moldado a acreditar em um sistema que me pressiona a ser alienado e consumista.

Não quero ser pressionado a escolher uma carreira pra ganhar dinheiro.
.
Queria ser um daqueles monges que não precisam de nada pra viver e são felizes.

Mas como eu já estou dentro do jogo, só resta esperar

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O homem vale menos que o capital.

Essa porra ai de fazerem de tudo para conquistar o máximo de lucro faz com que a 'principal função' do capital se afunde: o de garantir o bem do homem através da compra dos bens materiais. Desde a colonização do nosso país, mesmo sem o sistema capitalista em vigor, Portugal escolheu a escravização dos negros africanos porque, além de substituírem o índio nativo (que estavam sendo aniquilados pelos europeus), davam mais lucro para a corte portuguesa. Os anos se passaram e a essência não. Por todo canto vemos homens trabalhando dia, noite e madrugada, sem respeitar as 8 horinhas necessárias para um bom descanso, sem ter aquele tempinho para passar com a família e com amigos, em busca de mais capital e mais capital e mais capital... Na maioria das vezes essa destruição da saúde corporal do homem tem como ponto de partida o dono das empresas, que praticamente obrigam seus funcionários a se desdobrarem para obter a maior quantia em dinheiro possível, caso contrário são demitidos já que ali na porta tem um exército de pessoas em busca de emprego, seja ele qual for. Exemplos não faltam e cito um que a maioria de nós convive, quem já parou para pensar no trabalho, quase que escravo, que um motorista de ônibus realiza quando, além de dirigir, tem que se preocupar em cobrar a passagem e dar o troco ao passageiro ? O homem deveria estar completamente atento ao trânsito, que já é um grande problema em si. Ele é responsável por várias vidas que ali estão esperando para chegar ao seu destino. Tudo isso tem o único objetivo de que o dono dessa empresa de transporte ''''público'''' consiga o máximo de lucro para trocar de carro a cada 6 meses, já que ele e sua família jamais utilizarão esses ônibus para se deslocar. Outro fato que me despertou interesse foi o do preço dos produtos. Como existem coisas que possam valer menos de R$1,00 ? Esse R$1,00 paga o salário do funcionário, o seu plano de saúde, o transporte do produto...enfim, tudo ? Vendo um vídeo cheguei a resposta que não. Quem paga pelo preço ser tão baixo é o trabalhador, por exemplo, da China, que trabalha 14 horas, 16 horas por dia, recebendo uma miséria, 'abrindo mão' de seus direitos, de um salário melhor, de uma qualidade de vida melhor.
É a alma do sistema. Alguém tem que pagar e esse alguém jamais será o chefe.
Essa porra não pode estar certa !


Texto inspirado no blog 'Observar e Absorver' e no vídeo 'A história das coisas'.




.... Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.
Dalai Lama

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Modelo de ensino contemporâneo.

Para entendermos esse modelo, explicarei como ele foi criado:

Muitas pessoas acreditavam na "Eugenia" , entre eles Adolf Hitler : Ele dizia que as pessoas eram definidas pela sua natureza e a criação não influenciava em nada, ou seja, uma pessoa era 100% definida pela sua genética.
Após muitas guerras e preconceitos, muitos ficaram traumatizados. Então, foram criadas outras teorias, entre elas o Behaviorismo : Essa teoria , criada por John B. Watson, dizia que a pessoa era definida 100% pela sua criação.
Hoje em dia sabemos que essas duas teorias estão erradas e que, tanto a criação, quanto a natureza, são fatores que influenciam na formação de uma pessoa.
Criado quando o Behaviorismo estava em alta, esse modelo atual de educação trata os alunos como se fossem massas de modelar e cria um sistema de ensino robótico como se todos os alunos fossem iguais, fazendo com que pessoas diferentes se adaptem a isso.
Isso é apenas o começo problema.
O sistema de educação foi criado para servir o industrialismo. Antes do século XIX não existia verdadeiramente educação pública. Qual o resultado disso? Uma hierarquia no ensino que muitas vezes passa despercebido: I - Exatas e Línguas II- Humanas III- Artes.
Porque isso existe?A dança é menos importante que a matemática? Um criança dançaria o dia todo se deixar. Todos nós dançamos. A matemática é importante, mas a dança também. Veja se existe alguma escola que ensine dança todos os dias, do mesmo jeito que faz com a matemática.
Essa hierarquia consiste na idéia de que devemos estar condicionados e aprender assuntos relacionados ao trabalho, por isso o conceito de "inteligência" fica relacionado as disciplinas que rendem dinheiro, quando na verdade, não deveria ser assim.

Quadro Geral:

Criaram o sistema educacional para dar suporte ao industrialismo, mandando pessoas formadas para o sistema capitalista. Como quem faz o aprimoramento do sistema educacional é o próprio sistema educacional, que de forma universitária tenta melhorar e perdurar esse sistema, fazendo assim um ciclo vicioso.

Conclusão:

I - A escola pensa que somos massinha de modelar e passam a mesma metodologia de ensino para todos, nos jogam lá como se fossem robô para serem programados.
Aí você diz que a escola ensina todas as matérias para deixar o aluno descobrir seu talento. Mentira!
II - As escolas são fortemente influenciadas pelo sistema capitalista, que faz ela lecionar de forma hierárquica, as matérias que aumentam a chance do aluno de conseguir dinheiro, sendo tendenciosas. Mostrando um mundo muito pequeno na escola.

ESSA PORRA TEM QUE MUDAR!!!!!

Texto inspirado nas Considerações sobre o sistema educacional contemporâneo de Denislees e na música "Estudo Errado - Gabriel O pensador"

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A diferença

Essa porra ai de tentar ser neutro nos assuntos é muito difícil. Você, que lê o nosso blog (quem ainda não leu, LEIA!), já deve ter percebido que todos os que escrevem aqui (Gabriel Tolentino, Daniel Lamim, Hugo Venda e Oriom Adriel) têm uma visão um tanto quanto crítica do capitalismo que vivemos. Dito isto, não seria surpresa para você saber que todos nós acreditamos na plataforma de política do candidato à presidência PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO, do PSOL. 
Pela primeira vez falarei abertamente de um candidato que acreditamos ser o certo.
Acompanhando todos os debates que nos foram permitidos era fácil perceber que o Plínio se destacava, mas muitos não olhavam para ele de acordo com suas propostas (Reforma agrária, tributária, 10% do PIB para educação e saúde...) e sim por ele ser 'engraçado'. O que é engraçado é ver os outros candidatos apresentarem as mesmas propostas e desviarem das perguntas capitais, feitas pelo candidato do PSOL.
Apesar de tentar de todas as formas não levar um cadidato da esquerda, a Globo não conseguiu segurar que Plínio fosse ao debate de ontem e ocorreu o que a grande emissora tinha mais medo. Plínio conseguiu atrair os jovens, mostrou para todos as falhas dos candidatos que estão à frente nas eleições. 
Conseguir o apoio dos jovens, como Plínio conseguiu, me faz acreditar em um futuro diferente, para, daqui há 20 anos, quem sabe, um candidato como ele entre no poder acabando com os latifúndios improdutivos, com essa desigualdade social grande que só ! Com um futuro diferente, quem perderá seu trono em cima do capital são os grandes empresários e por isso o maior medo da Globo ocorreu ontem, no debate.
Faço um pedido aos adultos, não julguem os jovens que se identificaram com as propostas do PSOL de comunistas, nem os confunda com os esquerdistas extremos. Temos nossa liberdade de escolher o que achamos melhor, o que convém com nossos ideais. Não é a toa que lá na Inglaterra eles são ingleses, né Dilma?
Vivemos à mudança !
Essa porra TÁ CERTA !