quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O homem vale menos que o capital.

Essa porra ai de fazerem de tudo para conquistar o máximo de lucro faz com que a 'principal função' do capital se afunde: o de garantir o bem do homem através da compra dos bens materiais. Desde a colonização do nosso país, mesmo sem o sistema capitalista em vigor, Portugal escolheu a escravização dos negros africanos porque, além de substituírem o índio nativo (que estavam sendo aniquilados pelos europeus), davam mais lucro para a corte portuguesa. Os anos se passaram e a essência não. Por todo canto vemos homens trabalhando dia, noite e madrugada, sem respeitar as 8 horinhas necessárias para um bom descanso, sem ter aquele tempinho para passar com a família e com amigos, em busca de mais capital e mais capital e mais capital... Na maioria das vezes essa destruição da saúde corporal do homem tem como ponto de partida o dono das empresas, que praticamente obrigam seus funcionários a se desdobrarem para obter a maior quantia em dinheiro possível, caso contrário são demitidos já que ali na porta tem um exército de pessoas em busca de emprego, seja ele qual for. Exemplos não faltam e cito um que a maioria de nós convive, quem já parou para pensar no trabalho, quase que escravo, que um motorista de ônibus realiza quando, além de dirigir, tem que se preocupar em cobrar a passagem e dar o troco ao passageiro ? O homem deveria estar completamente atento ao trânsito, que já é um grande problema em si. Ele é responsável por várias vidas que ali estão esperando para chegar ao seu destino. Tudo isso tem o único objetivo de que o dono dessa empresa de transporte ''''público'''' consiga o máximo de lucro para trocar de carro a cada 6 meses, já que ele e sua família jamais utilizarão esses ônibus para se deslocar. Outro fato que me despertou interesse foi o do preço dos produtos. Como existem coisas que possam valer menos de R$1,00 ? Esse R$1,00 paga o salário do funcionário, o seu plano de saúde, o transporte do produto...enfim, tudo ? Vendo um vídeo cheguei a resposta que não. Quem paga pelo preço ser tão baixo é o trabalhador, por exemplo, da China, que trabalha 14 horas, 16 horas por dia, recebendo uma miséria, 'abrindo mão' de seus direitos, de um salário melhor, de uma qualidade de vida melhor.
É a alma do sistema. Alguém tem que pagar e esse alguém jamais será o chefe.
Essa porra não pode estar certa !


Texto inspirado no blog 'Observar e Absorver' e no vídeo 'A história das coisas'.




.... Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.
Dalai Lama

3 comentários:

  1. Exemplo claro - compare uma delegacia de crimes contra o patrimônio com uma delegacia de homicídios; compare os prédios de ciências exatas com os de ciências sociais. A sociedade anda torta, porque é controlada pelos seres tortos do mercado financeiro, donos dos grandes bancos, das empresas transnacionais e das enormes indústrias, sobretudo farmacêuticas e de armamentos. Quem for capaz, que pense por si. Mas cuidado - esse é um "crime" imperdoável.

    ResponderExcluir
  2. Sua escrita é virulenta,vibrante e libertadora e com certeza contribuirá em muito para a construção da sociedade alternativa a esta que destrói a todos submetendo-nos à mera condição de mercadoria.Um viva à tua "Pena" revolucionária!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelos comentários. Com certeza vocês dois são grandes exemplos para mim ! Espero que continuem comentando no nosso blog !

    ResponderExcluir