terça-feira, 12 de outubro de 2010

Modelo de ensino contemporâneo.

Para entendermos esse modelo, explicarei como ele foi criado:

Muitas pessoas acreditavam na "Eugenia" , entre eles Adolf Hitler : Ele dizia que as pessoas eram definidas pela sua natureza e a criação não influenciava em nada, ou seja, uma pessoa era 100% definida pela sua genética.
Após muitas guerras e preconceitos, muitos ficaram traumatizados. Então, foram criadas outras teorias, entre elas o Behaviorismo : Essa teoria , criada por John B. Watson, dizia que a pessoa era definida 100% pela sua criação.
Hoje em dia sabemos que essas duas teorias estão erradas e que, tanto a criação, quanto a natureza, são fatores que influenciam na formação de uma pessoa.
Criado quando o Behaviorismo estava em alta, esse modelo atual de educação trata os alunos como se fossem massas de modelar e cria um sistema de ensino robótico como se todos os alunos fossem iguais, fazendo com que pessoas diferentes se adaptem a isso.
Isso é apenas o começo problema.
O sistema de educação foi criado para servir o industrialismo. Antes do século XIX não existia verdadeiramente educação pública. Qual o resultado disso? Uma hierarquia no ensino que muitas vezes passa despercebido: I - Exatas e Línguas II- Humanas III- Artes.
Porque isso existe?A dança é menos importante que a matemática? Um criança dançaria o dia todo se deixar. Todos nós dançamos. A matemática é importante, mas a dança também. Veja se existe alguma escola que ensine dança todos os dias, do mesmo jeito que faz com a matemática.
Essa hierarquia consiste na idéia de que devemos estar condicionados e aprender assuntos relacionados ao trabalho, por isso o conceito de "inteligência" fica relacionado as disciplinas que rendem dinheiro, quando na verdade, não deveria ser assim.

Quadro Geral:

Criaram o sistema educacional para dar suporte ao industrialismo, mandando pessoas formadas para o sistema capitalista. Como quem faz o aprimoramento do sistema educacional é o próprio sistema educacional, que de forma universitária tenta melhorar e perdurar esse sistema, fazendo assim um ciclo vicioso.

Conclusão:

I - A escola pensa que somos massinha de modelar e passam a mesma metodologia de ensino para todos, nos jogam lá como se fossem robô para serem programados.
Aí você diz que a escola ensina todas as matérias para deixar o aluno descobrir seu talento. Mentira!
II - As escolas são fortemente influenciadas pelo sistema capitalista, que faz ela lecionar de forma hierárquica, as matérias que aumentam a chance do aluno de conseguir dinheiro, sendo tendenciosas. Mostrando um mundo muito pequeno na escola.

ESSA PORRA TEM QUE MUDAR!!!!!

Texto inspirado nas Considerações sobre o sistema educacional contemporâneo de Denislees e na música "Estudo Errado - Gabriel O pensador"

2 comentários:

  1. Que merda de post escroto.

    Nenhuma pesquisa ou informação adicional além da proveniente dos próprios vídeos.
    Na verdade, embora possa parecer difícil visto o paralelismo evidente, a forma com que a idéia foi exposta ainda a denigre.

    "Após muitas guerras e preconceitos, muitos ficaram traumatizados. Então, foram criadas outras teorias, entre elas o Behaviorismo"

    Puta que pariu, daonde foi tirada essa causalidade?

    Só os links, sem explicação alguma... Ainda seria melhor.

    ResponderExcluir
  2. Visão ultra-lúcida sobre a atualidade da educação.A classe dominante criou as instituições á sua imagem e semelhança.O monstro-mercado destrói a utopia do conhecimento à serviço do crescimento do ser humano.

    ResponderExcluir