sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Chegou a hora.

Essa porra aí de a polícia dominar os morros do Rio deixa a sociedade inteira com medo, lados bons e ruins são esclarecidos para todos. Mas o importante ninguém consegue responder: e o futuro ? Como vai ser ?
Primeiro os lados bons, pelo meu ponto de vista. Toda essa ação da polícia mostra que o Brasil é extremamente capaz de reverter situações ruins, a união entre Marinha, Exército, PM, PC, PF e sociedade se mostra eficaz no combate ao poder paralelo. Mas o que me pertuba, e acredito que a muitos também, é por que isso não foi feito antes ?
Na minha cabeça, consigo bolar altas teorias de alinhamento e aceitação, as quais prefiro guardar pra mim, pois posso me equivocar. A única certeza que eu tenho é que, tudo isso que está ocorrendo nos dias de hoje, é culpa de governos passados. As más administrações, a passividade da entrada de criminosos no domínio, a não valorização da polícia militar, a falta de organização nos presídios - que permitem que eles comandem o tráfico, algumas atividades terroristas, etc..Tudo isso virou uma bola de neve e estourou com as UPP's. Não tenho muita base para criticar* essas unidades, mas, ao meu ver, foram benéficas. Porém, a não prisão dos bandidos e a 'permissão' que eles tinham de sair de suas favelas causou tudo isso, todos se concentraram em favelas 'aliadas'.
Muitos acusam os policiais de corruptos, porém com os baixíssimo salários que eles ganham do governo e essa sociedade consumista-competitiva, como que eles sobreviveriam? Você, arriscando sua vida por pouco mais de mil reais, tendo na sua frente um bolo de dinheiro que ajudaria muito para sua família, não iria acatar ? Apenas os mais sérios, que tem amor à sua farda não aceitam, e são poucos. Muitas das vezes, por mais que o homem não queira aceitar, ele é obrigado à tal por segurança.
Todo esse terror também serve para mostrar para a sociedade o que realmente acontece. Com a não apresentação de programas fúteis para a apresentação da notícia e a obrigação de ficar em casa por segurança, a desigualdade social está começando a prejudicar a quem não está nos arredores da Penha. Assim, espero que a sociedade passe a ver com outros olhos o que estamos vivendo e surja o desejo de mudança em cada um.
O futuro é uma questão de planejamento. Com as polícias nessas comunidades, a região será pacificada, mas e as outras ? Quem garante que não haverá um contra-ataque ?
Espero que toda essa luta não sirva apenas para trocar os comandantes do tráfico, que toda essa atuação da sociedade não sirva para , mais uma vez, privilegiar poucas pessoas, mais uma vez.
O Governo, em minha opinião, tem que aumentar o número de policiais, seus salários e trabalhar com todas as forças para que os profissionais, que estiverem nessas comunidades, não se corrompam. Outra medida é olhar para as crianças com outros olhos, dar educação de qualidade e aproveitar esse momento, que a Polícia Militar está em alta, para valorizar a profissão e tornar o sonho de um moleque desses usar a farda. Nos dias de hoje, é mais atrativo ganhar R$300/dia no tráfico do que R$1000/mês na polícia. É a grande oportunidade de virar o jogo, todos temos que abrir mão de algumas regalias para, finalmente, vencermos o tráfico e vivermos em uma cidade sem criminalidade.
E essa porra TÁ CERTA.


*criticar não é só falar mal, mas ter uma opinião fundamentada para expor com argumentos favoráveis ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário