terça-feira, 7 de setembro de 2010

Domínio já visto.

Essa porra aí do domínio Norte Americano no mundo já foi visto na história mundial, com sujeitos diferentes.

No passado países da Europa lançavam as Grandes Navegações em busca de colônias para explorarem e conquistar riquezas para a metrópole. Consegue conciliar este fato ao presente ? Pois bem, meu amigo. O 'gigantão' das Américas conseguiu manipular e criar diversas ferramentas para voltar com uma das causas da Primeira Guerra Mundial: o colonialismo.
Usarei o termo 'colonialismo moderno' para começar a expor meus argumentos.
Hoje, os EUA têm um grande leque de países sob seu domínio, onde ele joga suas empresas (exploração) e lucram horrores com a produção (conquistar riquezas para a metrópole) em continentes pobres como os da África e Ásia.
Logo ao seu lado a sua grande varanda: o México. Coitado dos homens que usam grandes bigodes e sombreiras, são tõ explorados pelas empresas maquiladoras e nem uma tequilinha podem beber à vontade.
Além de já contar com esse grande leque de 'opções', os EUA querem aumentá-lo com a ALCA. Esse grupo serveria, nada mais nada menos, para lucrar ainda mais pois os produtos deles sairiam mais baratos e com melhor qualidade, acabando com as indústrias latino-americanas.
Para conquistar todo esse poderio o nosso vizinho distante usou das mais diversas armas para tal. Na Segunda Guerra Mundial, visto que o Japão se tornaria uma potência, os americanos simplesmente jogaram duas bombas nucleares nas principais cidades japonesas e assim destruir sua economia. Outro exemplo que posso citar foi a criação do FMI, que ajudaria os países pobres a se industrializarem mas, em contra-partida, os mesmos teriam que aplicar medidas neo-liberais para conquistar os benefícios (assim, as empresas norte-americanas entrariam num local com muitos pobres para trabalhar, sem pagar impostos, sem legislaçõs ambientais severas e, consequentemente, lucrariam MUITO mais).
Esse domínio faz mal ao Mundo, nos faz reviver metódos do passado que cansamos de ver que não são eficazes. Isso faz parte da lógica desse capitalismo, para um se dar bem, muitos outros tem que viver na miséria.
E essa porra TÁ (muito) ERRADA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário