quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Uma missa, uma conversa

Fugindo um pouco do meu próprio padrão de escrever textos, vou relatar alguns fatos recentes.

Era domingo, dia 23 de Janeiro de 2011, um amigo meu tinha me chamado pra ir à missa, e decidi ir apesar de ser Ateu, já faziam muitos anos que eu não e queria ir com um visão crítica, não uma visão de quem acreditava naquilo que lhe era dito. Acompanhei com respeito, seguindo o que a missa propunha, pois levei aquilo como manifestação cultural. Me desapontei ao longo da missa, esperava um sermão que fizesse refletir ou algum "discurso" do padre que levasse aos cristãos ali presentes à reflexão; mas o que deu pra perceber é que as pessoas são levadas a acreditar que Deus é piedoso e que resolverá os problemas. Além disso, o padre falou sobre as pessoas que assistem TV e não vão à igreja durante os outros dias da semana, ou das pessoas que vão para a Igreja evangélica... Nada de interessante foi dito, nada reflexivo, apenas dogmático! Não houveram ensinamentos, apenas histórias de Jesus curando, de um Deus onipresente e onipotente que vai resolver tudo e que as pessoas só devem propagar a religião! E assim terminaram as 2 horas de missa.

Feito isso, no dia seguinte enquanto caminhava pela praia, encontrei o Padre da missa do dia anterior! Eu e esse mesmo amigo nos sentamos pra conversar com ele, e ele se revelou uma pessoa interessante. Missionário, já tinha ido à África e ajudado as pessoas à aprender a plantar e colher! Iria para a Amazônia ajudar lá, só estava aqui no RJ para alguns anos de descanso. Além disso, fizera faculdade de Filosofia e falava bem de Nietzsche!!!(Nietzsche foi um filósofo que dizia que Deus não existia, que estava morto.) O padre, ou melhor, missionário, criticou o modo como são feitos os cultos e como as pessoas não são reflexivas. Dizia que a bíblia era metafórica, e que não devia ser seguida como uma história e sim como um ensinamento, pois as passagens presentes nela eram analogias às épocas vividas do homem! Este mesmo padre apreciava o Plínio de Arruda, e concordava em parte com a ideologia do que chamamos de "esquerda política". O modo como ele tinha proposto pra nós a religião fez-me pensar que ela só não é usada para algo BEM MELHOR que controle social porque realmente não é do intere$$e dos padres, que ele mesmo criticou ao dizer "Quero ver esses padres irem à África, o que eles querem é dinheiro e conforto."

Incrível, um ótimo Padre, uma ótima proposta do uso da religião. Continuo com meu Ateísmo, mas com um respeito maior por àqueles que a seguem do mesmo modo como esse que conheci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário