Essa porra aí de uniformização dos estilos de vida me fez pensar bastante. Todos padronizaram suas vidas em acordar, trabalhar e dormir. Esqueceram que as mudanças, as escolhas fazem de nós diferentes. Todos saem de casa e se prendem em escritórios fechados, com ar-condicionado, pouco se comunicam uns com os outros. Depois cada um vai para o seu carro, se trancam e ligam o ar condicionado, todos ansiosos, nervosos, com medo de qualquer ação do mundo lá fora. Grande parte da população deixou de viver e passou a se proteger. Se protegem da desigualdade social gerada pelo sistema e, pela incitação da mídia para o consumo, pobres não podem comprar carrão, mas podem ter e é esse 'ter' que transformou a sociedade.
A tecnologia veio para ficar e, de certa forma, melhorar. Melhorias em produtos como: celular, iPod, computador, carro, video game, televisão... Melhoram os produtos de consumo, não desenvolvem o necessário para viver melhor. Cadê os motores movidos a água, hidrogênio e eletricidade ? Eles estão desenvolvidos, mas, por interesse de uma minoria, não são disponibilizados para a sociedade. Quem disse que as grandes refinarias de petróleo querem perder suas verdades minas de ouro ? Quem realmente acredita que eles estão dispostos a diminuir seus lucros astronômicos em troca do desenvolvimento da sociedade como um todo?
Na minha concepção, o desenvolvimento viria quando todos pudessem desfrutar de tecnologias e do bem. A tecnologia encolheu o mundo, engrandeceu os olhos da classe dominante e diminui a qualidade de vida dos pobres. Portanto, que desenvolvimento do século XXI é esse ? O mundo produz o necessário para alimentar muito mais que o dobro da população e mesmo assim o número de desnutridos nos chamados 3º mundo, e até mesmo nos tais '1º mundo', é elevadíssimo !
Que o próximo desenvolvimento traga conhecimento e bondade aos corações dos que realmente dominam o mundo. Essa porra sim seria certa !
Nenhum comentário:
Postar um comentário