quarta-feira, 8 de junho de 2011

Qual é o limite ?

Liberdade de expressão é o seu direito de expor suas idéias. Ela está na base de toda democracia e presente na Constituição nacional desde 1988. Estados totalitários, centralizadores, não concedem esse direito ao povo. Como foi o caso do Estado Novo, em 1937, quando o ditador Getúlio Vargas usou de censuras para controlar a nação. Até hoje esse direito é interpretado de forma errada. 

Todos tem certos tipos de conceitos, de preconceitos. A liberdade de expressão te dá o direito de expressar idéias, conceitos e pensamentos sem a pena de ser reprimido, ou algo do tipo. No Brasil, é permitido que grupos de diferentes tipos políticos, religiosos, étnicos e etc. cultuem seus ideais sem riscos de serem condenados por tal fato ocorrido. Esse direito é uma das causas defendidas pelos adeptos da corrente do Direitos Humanos.

Tendo esse poder em mãos, pessoas abusam, errôneamente, dessa liberdade para cultuar o preconceito. Ainda hoje, são vistos movimentos contra gays e negros. Alguns acreditam em deficiência genética e outros como doença. Porém, tais escolhas são desenvolvidas de acordo com o desenvolver de cada pessoa e é comprovado que não há deficiência alguma ou quaisquer doença ligadas aos negros e aos homossexuais. Não só com os já citados, mas pobres, pessoas que moram em favelas, doentes mentais, pessoas com deficiência física, qualquer tipo de ser humano 'diferente' sofre com preconceitos.

Em países do Oriente Médio, a questão também aborda setores da política e da religião. Basta olhar e ver que muitas Guerras são causadas devido à diferença de crença religiosa. Muitas e muitas vidas foram jogadas fora por intolerância entre as diferenças ideológicas.

Apesar de nos vangloriarmos de viver em uma sociedade avançada, ainda não nos acostumamos a conviver com as diferenças. Frequentemente condenamos quem se opões a nós com uma idéia diferente (mesmo sendo melhor ou pior). Temos medo da diferença, de enfrentar o novo. E a nossa

Portanto, tal direito te dá a liberdade de expressar seus pensamentos. Mas, qual é o limite entre a liberdade de expressão e os insultos, difamações, preconceitos e mortes ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário