Liberdade de expressão é o seu direito de expor suas idéias. Ela está na base de toda democracia e presente na Constituição nacional desde 1988. Estados totalitários, centralizadores, não concedem esse direito ao povo. Como foi o caso do Estado Novo, em 1937, quando o ditador Getúlio Vargas usou de censuras para controlar a nação. Até hoje esse direito é interpretado de forma errada.
Todos tem certos tipos de conceitos, de preconceitos. A liberdade de expressão te dá o direito de expressar idéias, conceitos e pensamentos sem a pena de ser reprimido, ou algo do tipo. No Brasil, é permitido que grupos de diferentes tipos políticos, religiosos, étnicos e etc. cultuem seus ideais sem riscos de serem condenados por tal fato ocorrido. Esse direito é uma das causas defendidas pelos adeptos da corrente do Direitos Humanos.

Em países do Oriente Médio, a questão também aborda setores da política e da religião. Basta olhar e ver que muitas Guerras são causadas devido à diferença de crença religiosa. Muitas e muitas vidas foram jogadas fora por intolerância entre as diferenças ideológicas.
Apesar de nos vangloriarmos de viver em uma sociedade avançada, ainda não nos acostumamos a conviver com as diferenças. Frequentemente condenamos quem se opões a nós com uma idéia diferente (mesmo sendo melhor ou pior). Temos medo da diferença, de enfrentar o novo. E a nossa
Portanto, tal direito te dá a liberdade de expressar seus pensamentos. Mas, qual é o limite entre a liberdade de expressão e os insultos, difamações, preconceitos e mortes ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário